terça-feira, 7 de julho de 2009

Uma carroça bem pesada




Fiquei muito surpreso ao saber por um amigo, a notícia que o Prefeito de Manaus, Sr. Amazonino Mendes proibiu o uso de carteirinhas estudantis - Passa-Fácil - sem que as mesmas estejam cadastradas num referido sitio da internet. Nesse Brasil que tem vários “Brasis”, quero entender como essa brilhante idéia percorreu o Sistema Nervoso Central de V.Ex.a o digníssimo prefeito.


O que ocorre é que no mundo de hoje, a informação é algo muito dinâmico. Mas ela é passível de falhas ao longo do seu trajeto, inevitavelmente... É só fazer aquela tão conhecida brincadeira do telefone-sem-fio... Ora, como pode num mundo dito “globalizado” pessoas não terem acesso à informação?

Simples: da mesma maneira que nossos governos tratam de questões como a do transporte público. Com desleixo. Todo santo dia em que saio da minha residência, vejo um dos ônibus (posso chamá-los de ônibus???) quebrado, precisando de reparo por falta de manutenção. Num belo dia (e fatídico), fui vítima desse descalabro... Lá vou eu e uma galera sair do ônibus lotado pra entrar num outro mais lotado ainda, rumo ao centro da cidade...

Sou novo aqui na cidade, eu entendo... Mas, o que mais me chama atenção é que numa cidade como Manaus, com mais de 2 milhões de habitantes eu só veja veículos de uma só empresa. Algo assim, só vi mesmo em grandes e famosos monopólios que o Brasil e o mundo já conheceram, que dificultaram a concorrência e consequentemente a queda dos preços que eram praticados. Queria eu ser mais inocente pra não suspeitar o que acontece atrás da coxia.

E os estudantes, como ficam? Ah, podem ficar à pé... Sem problema, eles sabem mais que ninguém brigar e reivindicar seus direitos, isso é fato, e histórico. O que seria de nós brasileiros se não fossem os estudantes? Sim eles brigam, vão presos e até são assassinados às vezes, por esse estado que não é nação. Pobres estudantes. Difícil saber em quem confiar nessa hora tão árdua. Mas eles não morreram, e dispostos estão a mudar tudo o que lhes forem ruim, e que de ruim lhe fizerem. Só basta fazer.

Segundo alguns sociólogos, essa proibição do uso da carteira Passa-Fácil pode causar alguns efeitos colaterais. Das duas uma: ou bagunça tudo de vez e o povo engole calado, pianinho, pra dar o troco depois (o que é péssimo pra democracia) ou esse resultado pode ser sentido em ônibus vazios, seguido de muita reclamação por parte dos estudantes que não conseguirão chegar em tempo hábil em sala de aula.

E isso é bom pra educação Sr. Prefeito? Que incentivos o governo tem dado para questões como essa, que permeiam tudo quanto diz respeito à presente e futura governabilidade? Sim, pois um povo com baixa escolaridade é um povo violento, um povo que não tem cuidado com sua própria saúde assim como demais coisas que se refletem em maiores gastos, estes que poderiam ser evitados caso um bom planejamento tivesse sido efetuado. No final das contas, os cofres públicos arcam com toda a despesa, que fora financiada por uma aplicação errada no passado no setor educacional (ou não aplicação... espero eu estar enganado!). É o seu, o meu dinheiro que está indo pelo ralo.

Proponho ainda, como biólogo de profissão e paixão, que se retirem todas essas “Caieiras” ambulantes que aqui se chamam de ônibus. Pode até ser que o carbono emitido pelas descargas desses veículos sejam seqüestrados pela floresta amazônica (coisa que duvido muito), mas o ar dessa cidade é insuportável, principalmente nos principais corredores e avenidas. Quero ver em tão pouco tempo, essa cidade, incravada no meio da floresta ser modelo para a humanidade - como tem sido tão amplamente divulgado pela assessoria de imprensa dos governos locais – em virtude de alguns jogos da Fifa’s Word Cup Soccer. Sim, voltemos às carroças... elas sim são boas para o povo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário