sábado, 28 de janeiro de 2012

Peixes do Parnaíba (2)


Pimelodus blochii Valenciennes in Cuvier & Valenciennes, 1840

Nome popular: mandi
Espécie de pequeno porte, com cerca de 20 cm de comprimento; muito comum e abundante, esta espécie ocorre também na bacia Amazônica, sendo bastante apreciada pelos pescadores e população em geral.
Como características diagnósticas, destaca-se especialmente a nadadeira adiposa, mais alta e de contorno anguloso, o que a diferencia de Pimelodus altipinnis. Possui espinhos peitorais e dorsais muito fortes, que podem causar ferimentos graves em pessoas que não o manuseiam com o devido cuidado.
Espécie onívora e alimenta-se de invetebrados, frutos, pequenos peixes e musculos de animais mais complexos. Assim como na Amazônia, esse peixe se reproduz no período da enchente, que ocorre no Parnaíba uma vez por ano.
Segundo Feitosa & Lima (no prelo), esta espécie é bastante apreciada pelos ribeirinhos do rio Parnaíba, sendo consumida principalmente em espécies de caldeiradas (peixe ao molho), geralmente feitas com peixes sem escamas, que lá são chamados de "peixes de couro).

Referências:

Buckup, P.A.; Menezes, N.A.; Ghazzi, M.S. 2007.  Catálogo das espécies de peixes de água doce do Brasil. MNRJ, Rio de Janeiro, RJ.

Ferreira, E.J.G; Zuanon, J.A.S.; Santos, G.M. 1998. Peixes comerciais do médio Amazonas, região de Santarém, Pará. Ibama, Brasília, DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário