sábado, 12 de junho de 2010

Na Marupiara não existe panema


"Sorte na caça e pesca" é o que significa o nome Marupiara. Tanta sorte assim tive eu em conhecer um lugar belíssimo, aqui no coração da Amazônia Central, mais precisamente no município de Presidente Figueiredo, Amazonas. O lugar é uma espécie de Hotel de Selva, e recebe turistas fascinados por natureza, que vão atrás de caminhadas ecológicas em suas trilhas e mergulhos relaxantes na companhia de peixes que só tem por aqui.

Pensando nisso alguns alunos de PCI (Programa de Capacitação Interna) do INPA resolveram investigar a fauna de peixes de diversos igarapés dessa região no sentido de entender seus vários aspectos como, por exemplo, a evolução desses bichos que, ao que tudo indica, têm uma estreita relação com o ambiente.

É nesse lugar que estão peixes bem curiosos da família Crenuchidae (Pisces: Characiformes) que chamam atenção pelas suas grandes nadadeiras. Essa é só uma das tantas adaptações que os bichos devem ter pra enfrentar as fortes corredeiras, que são abundantes na região. Coletamos nesse lugar espécies dos gêneros Characidium, Leptocharacidium e Melanocharacidium (foto) que se adaptaram morfologicamente, sempre mimetizando o ambiente. Como seus locais preferidos são pedrais em fortes correntezas, eles precisam necessariamente de um ambiente muito bem oxigenado, o que significa dizer que se esses lugares não mais existirem, tais bichos estarão fadados à extinção.

Pra coletar esses caras não foi nada fácil, muito menos pra quem não tem tanta experiência que nem eu. Foram empregadas redes de arrasto e por conta da forte correnteza fomos obrigados a enfiar um neoprene pra mergulhar e catar os bichos com redinhas de mão. A idéia também é fazer uma espécie de catálogo com as diversas espécies de peixes daqui para divulgar mais ainda o local. Assim, outras pessoas poderão ter a oportunidade de usufruir do ambiente com mais responsabilidade.

E, como os amazônidas falam, nós não panemanos* dessa vez. Lá na Marupiara é impossivel pra qualquer pescador não pegar nada (risos). Apesar das grandes investidas que nós seres humanos fazemos para que o planeta entre em colapso, a vida sempre nos dá respostas incríveis e na maioria das vezes ininterpretáveis por nosso tão grandioso "arsenal bélico" de conhecimento.

Tentei postar um videozinho do lugar só pra deixar vocês com um pouquinho de inveja, mais infelizmente minha internet aqui é uma piada. É uma riqueza só esse lugar! prometo que vou continuar tentando. Ah, ia esquecendo: na Marupiara tem bar e ambientes temáticos, restaurante e chalés para casais com diária a R$ 130,00. Vale a pena conhecer, sempre há o que fazer na sua excelente infraestrutura.


* panemar, para os amazônidas significa ter azar na pesca

Um comentário:

  1. Chico, rapaz, vc deveria divulgar mais os significados dos vocábulos regionais. Não entendi nada do panemanos. Fiquei feliz com o final do texto, pois vc não se esqueceu de citar do bar. Beleza pura!

    ResponderExcluir