sábado, 5 de junho de 2010

Dia internacional da pátria amada




É nessa data que mais tenho a certeza que um dia internacional disso ou daquilo na maioria das vezes é pura bobagem, ou no mínimo, coisa de alguém que nunca teve o que fazer. Sempre passa um filmezinho na minha mente toda vez que ouço falar de um feriado ou dia comemorativo, e sempre penso o porquê e qual a vantagem de termos um dia tão especial para cada valor que temos. Tipo, um dia das mães, um natal ou alguma coisa nessa linha, certamente tem um significado para a maioria das pessoas com um “enredo”, uma historinha que as fazem refletir e acharem que podem ser melhores que são.


Agora me pergunto o que vamos refletir num dia como o do “Meio Ambiente”. Primeiro, por ser um termo redundante (se é meio, não é ambiente?) e depois por tudo que a espécie humana (dona/autora do valor da data) tem feito em prol do meio onde vive. Depois de pensar um bocado sobre o tema, quis justificar, como ser humano, que de repente isso serve de alerta para uma grande maioria da população que tem acesso a informação mais não faz uso adequado dela por diversos motivos. Do meio pro fim da reflexão, me vi num velório onde o defunto era nada mais nada menos que o planeta (risos).


Parece também um ato heróico de alguém que, por algum motivo, convenceu meio mundo de pessoas a lembrar que o nosso hábitat é algo concreto, que existe de fato. Entretanto, não creio que temos muita coisa a comemorar. Todos estão carecas de saber que nós (Homo sapiens) somos os principais causadores de problemas ambientais gravíssimos, como por exemplo, a poluição e a extinção de grande parte da fauna e flora contemporânea. Fiquei, no entanto, viajando e imaginando como nossos amiguinhos da megafauna sucumbiam diante de uma organização tão eficaz quanto a nossa, apesar de sermos tão menores que eles... É a lei do mais forte, já dizia também Darwin.


Só que a organização do nosso Homo primitivo (se assim posso chamar) contrasta gritantemente com a atual, no meu modo de pensar. Hoje temos carne no açougue pra comprar (e por peça ein!) arroz, feijão e milho enlatado, além de otras cositas más que são gostosas. No Brasil, temos ainda samba (que adoro!), mulheres lindas (nossa, quanta riqueza!) e toda essa riqueza biológica debaixo de nossos narizes. Mas, o mais legal disso tudo é que temos futebol! E é aqui que, de quatro em quatro anos, nós somos tão patriotas quanto cuidamos do nosso ambiente. Legal né?


O ser humano é sim um bicho muito interessante e quando ele quer, faz. Não é a toa que chegou a lugares tão inóspitos, apesar de não ser tão bem adaptado quanto achamos. A prova disso tudo, é só ir ao bairro Coroado, aqui em Manaus ou a tantos outros lugares Brasil afora, onde a paisagem atual foi rapidamente modificada em tons de verde-louro de nossa flâmula. E os carros? Cada um deles tem uma bandeirinha tremulando na anteninha, muito bonitinho. Tão bonito quanto a fumaça não catalisada de alguns caminhões que também têm tal adereço.


É isso ai. No final das contas “Meio Ambiente” se torna, em todos os sentidos, tão ridículo e hipócrita quanto o nosso patriotismo. Salve a pátria amada!

Um comentário:

  1. bom,meu nome é maria fernanda neves e silva cidade araxá estado minas gerais pais brasil

    ResponderExcluir