quinta-feira, 10 de maio de 2012

Taxonomia, período reprodutivo e dieta dos peixes de Bocaina, Piauí (3).

Foi realizada nos dias 05 e 06 de maio a quarta das seis coletas agendadas para o projeto. Um fato marcante ocorreu fazendo com que a quantidade de espécies (e exemplares) fosse menor: deu Lua! A noite estava bastante iluminada por ela. Parecia dia, e olhando pro espelho d'água do lago da barragem de Bocaina, encontrei inclusive uma licença poética para abrandar as coisas cálidas que passam pelo coração e mente. Pena que não registrei em foto esse momento, fiquei tão fascinado com a iluminação que prontamente me passou despercebido. Infelizmente, não vou poder compartilhar com vocês esse momento, mas creio que todos podem imaginar o quanto estava em êxtase nesse exato momento.
Quanto aos peixes, muito provavelmente, eles não saíram pra caçar essa noite. Num ambiente mais escuro, eles saem pra se alimentar e ninguém é de ninguém. Prevalece a lei do mais forte nessa hora. Com o ambiente iluminado, poucos se arriscam a sair e a maioria prefere ficar escondido, à espreita, esperando um melhor momento para se alimentar. Caso contrário, podem virar comida para os outros.
Apesar de visualmente identificarmos a presença das sardinhas, bastante abundantes, nenhuma delas caiu nas redes dessa vez. Creio que por causa da iluminação noturna. Entretanto, pouco mais de 5 espécies foram capturadas, representadas por pouquíssimos exemplares.
Finalmente conseguimos coletar mais exemplares de Moenkausia cf. intermedia (piaba-branca, piaba-corintiana) (foto abaixo). Seus exemplares serão enviados ao setor de ictiologia do Museu de Zoologia da USP, onde serão analisadas pelos ictiólogos de lá. Talvez, estejamos ampliando a área de distribuição dessa espécie ou quem sabe, divulgando mais uma espécie nova para a ciência.


É isso. Nada de anormal ou tão significativo ocorreu durante mais essa fase do trabalho. Espero contar agora com a astúcia da equipe de pesquisadores para discutirmos os aspectos mais relevantes para em conjunto divulgarmos os resultados. Creio que estamos no caminho certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário