sábado, 23 de julho de 2011

Eu também vou reclamar!









Resolvi dar eco à voz do professor Jair Feitosa (blogue aqui) que vem mostrando a real situação do nosso município. Ele fala nada mais que verdades acerca dos vários problemas maqueados pelo pior prefeito que esta cidade já teve. Esse prefeito, incompetente, é mestre na arte de "maquear" a cidade, passando uma tinta aqui, um fraco reboquinho ali... Mas como todo incompetente, falha inclusive na hora de ser incompetente.
Maquear sim, pois é só prestar um pouquinho mais de atenção em lugares como a curva dos americanos, a própria Av. Santos Dumont (em toda sua extensão), os retornos da parte recém "inaugurada" (?) do anel viário e do próprio asfalto ali colocado (sei não mais acho que ele é do tipo sonrisal, choveu, derreteu).
Mas o assunto dessa postagem é outro. Como pode ser percebido nas imagens acima, o prefeito também foi incompetente em outros campos, como por exemplo, o ambiental. Lembro-me muito bem na época de sua campanha que visava o primeiro mandato, o quanto ele batia veementemente no então gestor por conta disso. Um dos alvos foi a famigerada praça de eventos (???) onde ele e sua equipe de propaganda ecoava aos quatro ventos os escândalos de uma possivel corrupção com recursos destinados a tal obra. Isso, até hoje o senhor e ninguém conseguiu provar. Porquê?
Como de praxe, mil e uma promessas foram feitas e até hoje, dia da produção dessas imagens, nada foi resolvido. Muito pelo contrário. Afinal, e já terminando o segundo mandato, o prefeito foi incompetente em dar boas condições sanitárias e ambientais para o município. O mais engraçado é ver que em ruas onde o esgotamento sanitário foi instalado, o recapeamento asfaltico sobre ele é bem melhor que nas adjascencias, ou seja, na própria rua. Ele, serviu de estreito caminho para carros, motos, biclicletas e em muitos casos, pessoas. E quem é o responsável? A Codevasf, e não o senhor, prefeito.
Entendo que o gestor é o responsável direto pela fiscalização nas diversas áreas de seu município, se fazendo cumprir a lei. No entanto, não é o que se tem observado por essas bandas. A lei n. 9.433 de 1997 diz em seu artigo 31 que:

"Art. 31. Na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, os Poderes Executivos do Distrito Federal e dos municípios* promoverão a integração das políticas locais de saneamento básico, de uso, ocupação e conservação do solo e de meio ambiente com as políticas federal e estaduais de recursos hídricos."
Assim, percebe-se que, nem o mínimo, o nosso gestor faz. Melhor dizendo, ele não tem competencia para tal. O que o prefeito e sua equipe tem feito para ordenar a ocupação e consevação do solo, do meio ambiente e os recursos hídricos? A resposta? É só rever as fotos acima. Descaso, esse é o nome da incompetente gestão municipal.
Um conceito que vale ser lembrado nesse momento é o da Ecologia. Esse termo vem do grego "Oikos" que siginifica "casa" e "logos" que significa "estudo". Logo, a ecologia pode ser definida como um ramo da ciência que investiga as relações bióticas e abióticas num dado ambiente, podendo ser extrapolado para um ecossistema, bioma, a sua casa, a sua cidade, estado, país...
Essa extrapolação também vale para a gestão pública: o que se pode esperar de um gestor municipal que não consegue resolver o problema do lixo, dos esgotos que são lançados no seu principal manancial hídrico e do desequilíbrio ambiental evidenciado por tantos urubus?
No meu ponto de vista, um gestor que convive sem problemas com situações assim tem o corpo e a mente sujas. Assim sendo, eu não quero e nem tenho obrigação de ser assim. Ninguem precisa ser se assim o quiser. Conviver no lixo, consumindo água do manancial que se polui com esgoto é assinar uma espécie de "atestado de imundície". Em outras palavras, é ser um porco e tosco.
Se falar a verdade em espaços como esse e do professor Jair é correr risco iminente de processo judicial, acho que autores de ações desse tipo merecem refletir a cerca de suas responsabilidades como cidadão e principalmente, como representantes de um povo. Não tenho medo de falar verdades e a partir de hoje serei mais um a cobrar os deveres dos representantes dessa cidade a qual faço parte como cidadão atuante. Afinal, cumprir os deveres não é mais que uma das obrigações dos nossos representantes. Vou usar os meios que tenho para também contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Os florianenses estão precisando disso.

*grifo meu

Nenhum comentário:

Postar um comentário