quarta-feira, 15 de maio de 2013

Exposição de embriologia na UESPI-Picos em 14/05/2013

Um passo importante foi dado nessa terça-feira (14/05) rumo ao aprendizado significativo no curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Campus de Picos - região semi-árida piauiense. Os futuros enfermeiros mostraram numa pequena exposição o que de fato aprenderam em sala de aula e através de pesquisas voltadas para assuntos específicos.

A disciplina era Embriologia (60H) e os temas pesquisados foram a formação embriológica dos sistemas respiratório e digestivo, do aparelho faríngeo, do sistema urogenital, além de placenta e membranas fetais. A turma foi dividida em quatro grupos, que ficaram responsáveis por montar peças e materiais didáticos que objetivassem explicar a formação embriológica dos respectivos sistemas para a comunidade acadêmica do campus. Alunos dos diversos cursos, como Ciências Biológicas, Direito, Educação Física e Engenharia Agronômica puderam entender como ocorre o desenvolvimento ontogenético humano e puderam assim tirar suas dúvidas sobre anomalias congênitas e outras curiosidades, além de interagir com os futuros cuidadores que estão sendo formados ali.

A data sugerida para a realização do evento coincidiu com a volta de diversos cursos às salas de aulas do campus que foram recentemente reformadas - cabe aqui ressaltar o apoio de empresas privadas da região para a reforma. Assim, pouco antes do evento ocorrer, imaginamos uma grande concentração de discentes e docentes no hall de entrada do campus e uma clientela bastante variada, alvo de nosso projeto.

O intrigante é que grande parte dessas salas estava vazia, talvez porque o alunado que irá ocupá-las ainda não está a par das novidades. Mesmo assim muitas pessoas conferiram a exposição e uma média de 85,75 pessoas conferiram cada um dos grupos (Figura 1). Placenta e Membranas Fetais se destacaram com mais de 100 pessoas atendidas.

Figura 1. Quantidade de pessoas atendidas por cada grupo.

Também vale destacar que esse é o segundo evento do tipo, realizado num curto período (menos de 1 ano). Na primeira ocasião, a disciplina Fisiologia Animal e Humana foi contemplada e os alunos do curso de Ciências Biológicas apresentaram resultados de suas pesquisas e aprendizados durante o 6º período. Notadamente, ambos os cursos mostraram muito empenho e criatividade e deram um show de bola na apresentação de seus temas.

Ambas as exposições levaram diversos materiais para facilitar o entendimento a cerca dos temas: cartazes, pinturas, montagens, colagens, jogos, peças anatômicas e outros. Destaco a utilização de recursos multimídias como apresentação de conteúdos em slides, vídeos e animações disponíveis na internet que realçaram o poder de explicação, dando segurança a cerca do que estava sendo transmitido.

É gratificante enxergar que todos saíram ganhando com esse tipo de experiência. No entanto, espera-se que a UESPI de Picos não continue a ser renegada pelo governo Estadual, que a mantem. Eventos como esse necessitam de espaços adequados e estrutura básica para acontecer. Mais uma vez, os alunos dessa instituição mostraram para a sociedade sua criatividade como ferramenta (única) para driblar a falta de estrutura física e material humano.

Ficam perguntas como: até quando a sociedade da região de Picos terá profissionais formados pela UESPI com o famoso "jeitinho brasileiro"? Já pensou se coisas básicas fossem ofertados ao discentes? Já pensou além disso?! Certamente melhores profissionais estariam aptos a contribuir significativamente com a sociedade. A criatividade seria só um dos fatores que norteariam a formação holística profissional, exigidos pela sociedade moderna. O fato de alardarem aos quatro ventos que os alunos da UESPI são os melhores porque não têm estrutura, porque são guerreiros e blá-blá-blá é um discurso enfadonho, mentiroso e que precisa ser revisto, urgentemente.

A seguir, confiram algumas fotos e vídeos produzidos no evento.

Abraço do Chico Mário e até a próxima.




















Os vídeos estão disponíveis no youtube.com nos links abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário