sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Peixes do Parnaíba (4)



Hemisorubim platyrhynchos (Valenciennes in Cuvier & Valenciennes, 1840)

Nome popular: mandubé

Mais uma espécie da Ordem Siluriformes, popularmente conhecidos como peixes lisos, de couro, ou bagres. Das cinco espécies do gênero conhecidas, H. platyrhynchos é a única que ocorre na bacia do Parnaíba e que têm ampla distribuição no Brasil. As demais ocorrem na Amazônia e na bacia do Paraná-Paraguai.

Alcança grande porte, cerca de 50 cm de comprimento e se configura como uma das mais apreciadas pelos ribeirinhos. Uma característica marcante em H. platyrhynchos, que a diferencia das demais espécies da Família Pimelodidae, é o arranjo de sua mandíbula e maxila: aquela é um pouco maior que esta, conferindo à ela uma posição da abertura bucal ligeiramente voltada para cima.

Essencialmente carnívora, alimenta-se de outros peixes e invertebrados. Segundo populares, essa espécie é abundante principalmente no período chuvoso, onde é pescada pelos ribeirinhos com isca de peixe, minhoca ou muçum. Muito apreciada, é considerada descarregada (i.e., livre de restrições alimentares).

Crédito da imagem: Chico Mário - barra do riacho Corrente, Floriano, Piauí.

Referências:

Buckup, P.A.; Menezes, N.A.; Ghazzi, M.S. 2007. Catálogo das espécies de peixes de água doce do Brasil. MNRJ, Rio de Janeiro, RJ.
Ferreira, E.J.G; Zuanon, J.A.S.; Santos, G.M. 1998. Peixes comerciais do médio Amazonas, região de Santarém, Pará. Ibama, Brasília, DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário