Espécies de três Ordens foram coletadas: Siluriformes (popularmente chamados de bagres, peixes liso ou de couro; coletadas principalmente exemplares da família Loricariidae), Characiformes (peixes de escamas) e Perciformes (ciclídeos). O plano que tem autorização do ICMBio nº 31715, prevê a coleta de cerca de 20 espécies da ictiofauna da região, que tem o bioma Caatinga como predominante.
Entretanto, nenhuma espécie de peixes lisos (Siluriformes) foi coletada nessa primeira etapa. Esperava-se coletar pelo menos alguns pequenos bagres como o mandi (Pimelodus blochii) e bico-de-pato (Sorubim lima). Mesmo assim, algumas boas surpresas ocorreram, como por exemplo a coleta de um loricarídeo com ovas na região ventral (e exterior do corpo), evidenciando o cuidado parental que a mesma tem em relação à sua prole (imagem à direita e acima).
Espera-se coletar a quantidade de espécies previstas, visto que cerca de 80% já foram coletadas usando essa metodologia passiva/ativa. Vale ressaltar que os custos desse trabalho estão sendo bancados pela equipe de trabalho.