sábado, 26 de novembro de 2011

Peixes da caatinga piauiense

No dia 22 de novembro de 2011 um importante passo para o reconhecimento da fauna de peixes da região de Picos foi dado. É que nessa data, foi concedida autorização de coleta para iniciarmos um trabalho, que visa além do reconhecimento, a investigação de aspectos ecológicos dessa fauna, como a dieta e o período reprodutivo.

O título do plano "Taxonomia, período reprodutivo e dieta da ictiofauna (Pisces) do rio Guaribas, na região da barragem de Bocaina, Piauí, Brasil" reune num só trabalho o entendimento desses aspectos levantados sobre os peixes dessa região, procurando elucidar os principais problemas enfrentados na região: carência de água e o seu uso pelas populações humanas.
Para tanto, foi montada uma equipe de cinco pesquisadores que farão as coletas de dados e apresentarão à sociedade os principais gargalos dessa temática em forma de artigos científicos, monografias e demais formas de comunicação escrita.
Esse trabalho se justifica porque os peixes podem nos fornecer informações em relação à poluição e contaminação dos rios alimentadores da barragem, através de comportamentos que naturalmente eles não teriam se o ambiente não fosse alterado de alguma maneira.
O plano tem como objetivos específicos (1) verificar a riqueza, composição e abundância de espécies de peixes do rio Guaribas, (2) averiguar o período reprodutivo, (3) identificar os ítens alimentares e (4) verificar os ítens alimentares de raias juntamente com sua interaçãos com humanos.
Espera-se coletar cerca de vinte espécies que serão tombadas na coleção zoológica da Uespi, Campus de Picos. A autorização foi concedida pelo ICMBio, sob solicitação de nº 31715 e qualquer pessoa pode fiscalizar a realização desse trabalho.

2 comentários:

  1. Caro Chico Mário,
    Poxa vida hein, qnt tempo não liamos algo no teu blog. Mas valeu a pena o tempo esperando, pois essa noticia é uma beleza! Trabalhos cientificos dessa natureza deveriam ser estimulados cada vez mais!! Parabens pela conquista da autorização! Tenho certeza que a equipe irá encontrar resultados de altissima importancia!

    Mudando um pouco de assunto, te vi la no Reunion Rock 3, dia 12/11! Pena que eu ja tava de saida! Mas gostei muito dos shows... e vc? Abraçs....

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduardo
    É passei mto tempo sem escrever, por diversos motivos. Espero ter pano pra manga para continuar escrevendo de vez enquando.
    Pois é, fui sim lá no Reunion Rock... E curti pra caramba o som. Pena que em Floriano não tem público pra música alternatina neh?! Mais as bandas que se apresentaram não se fizeram de rogadas e mandaram ver. Massa mesmo!
    abcs

    ResponderExcluir