terça-feira, 29 de novembro de 2011

Reflexões em Ar maior


Tem coisa melhor do que ver as cabrochas passar?
Há coisa no mundo melhor que uma brisa a soprar?
Não... Melhor que tudo isso não há... Só os pássaros a voar.
Talvez, quem sabe, uma manhã no acordar...
O mais belo dos peixes no meu rio a nadar!
Ouvir o som de uma ave ecoar...
É... Quem sabe o barulho lindo do mar!
Ou os enfeites e brilhos do natal a piscar.
Da moça que passa, o mais belo é seu caminhar...
Que trejeitos, que quadril a requebrar...
Quem me dera um relance de olhar!
Ficaria inebriado... Evidente apaixonar.
Só queria um pequeno, um mirrado suspirar
Pra quem sabe algo de bom brotar...
Eu não quero mais nada. Só quero ar puro respirar.

sábado, 26 de novembro de 2011

Peixes da caatinga piauiense

No dia 22 de novembro de 2011 um importante passo para o reconhecimento da fauna de peixes da região de Picos foi dado. É que nessa data, foi concedida autorização de coleta para iniciarmos um trabalho, que visa além do reconhecimento, a investigação de aspectos ecológicos dessa fauna, como a dieta e o período reprodutivo.

O título do plano "Taxonomia, período reprodutivo e dieta da ictiofauna (Pisces) do rio Guaribas, na região da barragem de Bocaina, Piauí, Brasil" reune num só trabalho o entendimento desses aspectos levantados sobre os peixes dessa região, procurando elucidar os principais problemas enfrentados na região: carência de água e o seu uso pelas populações humanas.
Para tanto, foi montada uma equipe de cinco pesquisadores que farão as coletas de dados e apresentarão à sociedade os principais gargalos dessa temática em forma de artigos científicos, monografias e demais formas de comunicação escrita.
Esse trabalho se justifica porque os peixes podem nos fornecer informações em relação à poluição e contaminação dos rios alimentadores da barragem, através de comportamentos que naturalmente eles não teriam se o ambiente não fosse alterado de alguma maneira.
O plano tem como objetivos específicos (1) verificar a riqueza, composição e abundância de espécies de peixes do rio Guaribas, (2) averiguar o período reprodutivo, (3) identificar os ítens alimentares e (4) verificar os ítens alimentares de raias juntamente com sua interaçãos com humanos.
Espera-se coletar cerca de vinte espécies que serão tombadas na coleção zoológica da Uespi, Campus de Picos. A autorização foi concedida pelo ICMBio, sob solicitação de nº 31715 e qualquer pessoa pode fiscalizar a realização desse trabalho.